Eixos teóricos

Eixos teóricos

Para atingir os objetivos propostos compreende-se que o projeto será desenvolvido com o foco em três eixos teóricos/metodológicos: Ecossistemas de Inovação, Práticas de Contabilidade de Gestão Ambiental e Sustentabilidade Ambiental. Como resultados espera-se contribuir com a fronteira do conhecimento desses 3 (três) eixos, e culminar em publicações técnicas e científicas, além de permitir formação em alto nível, disseminação do conhecimento por meio de fórum de debates e transferência de tecnologia.

  • Ecossistemas de Inovação Ambiental, tem-se a preocupação em revelar e mapear o ecossistema de inovação ambiental na qual está inserida a cadeia produtiva de carnes. Para isso, utiliza-se da Metodologia Quintuple Helix para compreensão dos atores que fazem parte deste ecossistema.
  • Práticas de Contabilidade de Gestão Ambiental, tem-se a preocupação de propor e analisar ferramentas de contabilidade de gestão ambiental, mais especificamente controles gerenciais ou eco-controles (indicadores de desempenho, orçamento, incentivos, valores, políticas e planejamento estratégico), e evidenciação ambiental (modelo de gestão da informação integrado a sistemas contábeis, proposição e avaliação de relato integrado e outros modelos de divulgação ambiental).
  • Sustentabilidade Ambiental, tem-se a preocupação de compreender mais sobre o desempenho ambiental que estão diretamente relacionados com a produção de carnes, e para isso se utiliza de duas metodologias para compreender o desempenho e sua relação com o ecossistema de inovação, inovação ambiental e contabilidade de gestão ambiental. Essas duas metodologias abrangem os principais impactos da cadeia: (i) Nexus-Few: para analisar o desempenho ambiental por meio da compreensão sobre a integração entre água, energia e alimentos na produção de carnes; (ii) Inventário de emissões: para analisar a pegada de emissões da cadeia. Além disso, ao mapear os processos espera-se também revelar o desempenho para outros impactos ambientais (solo, biodiversidade, etc).