Interação e inserção internacional da equipe

Como a equipe interage no projeto

O projeto é formado por pesquisadores com experiência técnica e científica nos temas do projeto. Os pesquisadores vêm desenvolvendo orientações de doutorado, com vasta experiência em publicações científicas, disseminação do conhecimento, participação de fóruns de debate, transferência de tecnologias aplicadas. Também, a equipe interage entre si já algum tempo em pesquisas científicas e tecnológicas. O projeto integra a Embrapa, o que ao mesmo tempo traz a expertise em sustentabilidade e possibilita a disseminação a transferência de tecnologias. Está apoiado pela indústria SSA Alimentos onde serão desenvolvidos estudos de caso. Também destacamos a participação de estudantes de doutorado e mestrado, que demonstra o potencial do projeto de fomentar a formação em nível de excelência.

Inserção internacional desta equipe.

A equipe é composta por 5 pesquisadores estrangeiros de 3 países (Chile, Espanha e Itália), A Red Iberamericana e Sostenibilidad da AICOGestión, rede sulamericana CSCA, e o Projeto Institucional de Internacionalização da UFSC (PRINT-CAPES/UFSC). Os membros da equipe interagem entre si por meio de publicações científicas internacionais, projetos de pesquisa, transferência de tecnologia e co-orientaões de doutorado. Com pesquisadores da Itália tem-se explorados questões sobre ecossistema de inovação, e com os pesquisadores do Chile, Espanha e Itália aspectos relacionados a contabilidade e controle de gestão. Com a rede ibero-americana tem-se fortalecido o processo de formação de excelência, e com a rede sulamericana atividades de formação de políticas públicas e disseminação do conhecimento.

A professora Francesca Spicarelli e o professor Lorenzo Campagnucci da Università di Macerata na Itália são pesquisadores de economia que tem atuado fortemente com o tema de sustentabilidade, principalmente em cadeias produtivas e com preocupações com ecossistemas de inovação ambiental, no ano de 2021 em parceria com a professora Fabricia Silva da Rosa e com professor Rogério João Lunkes (todos os 4 integrantes deste projeto) participaram do programa PRINT da CAPES e realizaram uma pesquisa sobre NEXUS-Few e desperdício de alimentos, e publicaram um artigo científica na revista Resources, Conservation & Recycling. tem a participação de 40 PPGs e é constituído por 27 Subprojetos distribuídos dentre os cinco temas priorizados: Linguagens, Interculturalidade e Identidades, Nanociência e Nanotecnologia, Saúde Humana, Sustentabilidade Ambiental e Transformação Digital: Indústria e Serviços 4.0. Este projeto conta com o envolvimento de 300 instituições estrangeiras, fortalecendo as pesquisas em rede e o intercâmbio acadêmico. Os professores Francesca e Lorenzo continuam pesquisando com os professores Fabricia e Rogério sobre a temática, o que poderá contribuir com o projeto, tanto no desenvolvimento de metodologia sobre Quintuple-Helix, quanto auxiliar nos processos de formação e intercâmbio, e outras ações do Observatório de Contabilidade e Sustentabilidade do Agronegócio. O professor Jacobo Gomez-Conde da Unviersidad Autònoma de Madrid da Espanha é um pesquisador de contabilidade que tem atuado fortemente com o tema de controle de gestão e inovação ambiental aplicados para a sustentabilidade, em 2019 desenvolveu e publicou pesquisa sobre inovação ambiental com os professores Fabricia Rosa e Rogério Lunkes. O professor Ernesto Lopez-Valeiras da Universidad de Vigo da Espanha é um pesquisador de contabilidade que tem atuado fortemente com o tema de controle de gestão fez seu pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina sob tutoria do prof. Rogério João Lunkes no ano de 2013, desde lá prof. Ernesto tem atuado fortemente com alunos e professores da UFSC, atuou como Co-orientador da tese do prof. Alcindo Argolo Cipriano Mendes (também membro deste projeto), e atuou em diversas pesquisas, com destaque para uma publicação em conjunto com prof. Rogério João Lunkes e David Naranjo-Gil na revista International Journal of Environmental Research and Public Health. O professor Freddy Coronado da Universidad del Chile em parceria com professora Fabricia Silva da Rosa, Professor Ernesto Lopez-Valeiras estabeleceram a Red Iberoamericana de Sostenibilidad por meio da Asociación Iberoamericana de Contabilidad de Gestión, na qual agrega 15 países Iberoamericanos (Espanha, Portugal, Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Equador, México, Venezuela, El Salvador, Paraguai, Panamá e Cuba), esta rede é um fórum permanente de debate sobre sustentabilidade, que neste ano estará promovendo um workshop sediado na UFSC. Além dos membros estrangeiros na equipe, que atuam em conjunto com os professores Rogério João Lunkes e Fabrícia Silva da Rosa. Destaca-se que os membros brasileiros da equipe também têm inserção internacional por meio de formação e publicações.