Resumo do projeto e produtos
O projeto tem por intuito analisar como a sinergia entre ecossistema de inovação e práticas de contabilidade podem elevar a sustentabilidade na cadeia produtiva de carnes, motivado pelo fato de que o agronegócio brasileiro é importante economicamente, mas gera impactos ambientais significativos.
Para lidar com esse paradoxo instituições internacionais têm enfatizado a urgência de uma consciência global, incluindo a ONU que em 2015 instituiu os 17 ODS. Dentre as pautas levantadas, direcionar as nações em um ambiente de cooperação tem sido apontada como relevante para o alcance da sustentabilidade. No entanto, a sustentabilidade desta cadeia produtiva é complexa e dinâmica, e a interação entre seu ecossistema e as práticas gerenciais nem sempre são bem compreendidos.
Assim, o problema consiste em conhecer como ocorre a sinergia entre ecossistemas de inovação e práticas de contabilidade da cadeia produtiva para a sustentabilidade (água, energia, alimentos, e emissões de gases de efeito estufa).
Para isso, a estratégia metodológica tem como base o trabalho em rede de uma equipe multidisciplinar e internacional, com experiências em conjunto sobre pesquisa e inovação.
Esta equipe é composta por pesquisadores de 04 universidades internacionais e 06 nacionais, da EMBRAPA e da indústria São Salvador Alimentos – SSA.
O desenvolvimento da pesquisa está ocorrendo em 4 grandes etapas, e a cada etapa, temos a geração de produtos.
Etapas:
- Mapeamento do ecossistema de inovação na qual se inserem cadeias produtivas de carnes.
- Desenvolvimento de ferramentas de contabilidade (controle e evidenciação ambiental).
- Avaliação do efeito simultâneo do ecossistema de inovação e das ferramentas de contabilidade de gestão ambiental na sustentabilidade da cadeia produtiva.
- Construção do observatório sobre contabilidade e sustentabilidade do agronegócio.
A Figura 2 resume os principais produtos a serem gerados com o projeto.
Figura 2 – Resumo dos produtos do projeto
Espera-se com a execução destas etapas e geração destes produtos contribuir com: fronteiras do conhecimento, formação acadêmica e técnica de excelência, disseminação de conhecimento, transferência de tecnologia, e definição de políticas públicas.